02 julho 2016

Resenha - Laranja Mecânica - Anthony Burgess


Autor: Anthony Burgess
Ano: 1962/2012
Paginas: 352
Editora: Aleph
Nota: *****

Publicado pela primeira vez em 1962, e imortalizado 9 anos depois pelo filme de Stanley Kubrick, Laranja Mecânica não só está entre os clássicos eternos da ficção como representa um marco na cultura pop do século 20. Meio século depois, a perturbadora história de Alex – membro de uma gangue de adolescentes que é capturado pelo Estado e submetido a uma terapia de condicionamento social – continua fascinando, e desconcertando, leitores mundo afora.
*****
Laranja Mecânica conta a história de Alex que mora em uma Londres futurista e capitalista. Alex é um garoto de 15 anos, amante de música clássica que sai a noite com seus 3 amigos para cometer crimes, como roubar, espancar e ate violentar sexualmente garotas nas ruas. Mesmo sendo o mais novo de sua gangue ele se ve como um lider, e quer a todo custo comandar seus amigos, ate uma certa noite seus amigos o traíem e Alex é capturado e preso por matar acidentalmente uma senhora. Depois de 2 anos preso, ele tenta se comportar ao máximo para ser libertado o mais rápido possível, é quando ele fica sabendo de um novo método (método Ludovicuo) que te torna bom em 15 dias e te liberta da prisão. Depois de se envolver em uma briga mortal com o novo preso que entra em sua cela ele finalmente consegue o que quer, sair da prisão. Mas mal sabe ele o que essa tal "técnica Ludovicuo" é. Quando ele é levado para o prédio que ira garantir sua liberdade ele descobre que terá apenas que assistir filmes e que isso o tornará bom. Após 15 longos dias assistindo filmes de muita violência ele finalmente esta "curado". Quando volta as ruas, todos se voltam contra ele, praticando tudo o que um dia ele fez com esses indivíduos.
***
Um livro que nunca sai de moda e que já completou 50 anos, mesmo com seu texto desafiador, ele conquistou milhares de fãs pelo mundo, com certeza ele virou um dos meu preferidos, super recomendo! 
***
Agradeço a você que leu ate o final, sua participação é muito importante, um enorme beijo  ate a proxima resenha ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário